Lista NSF: os nossos indicados a melhor do mundo


Depois de a FIFA anunciar seus 23 indicados para o prêmio de melhor jogador do mundo, é claro que todos nós sempre lembramos de um nome que faltou, de alguém que talvez não deveria estar ali... ou mesmo pela simples e pura fanfarra, lembramos de quem contribuiu para o futebol de algum modo no ano e não foi lembrado. Pensando nisso, na farra e no espírito zoeiro, criamos a lista NSF de jogadores que não foram indicados, mas que aqui terão vez. Eis:

1º Jean Kaltack (Vanuatu)
O feito de Jean Kaltack (foto do post) não é levado em consideração pela FIFA, mas pelo NSF é. O artilheiro marcou 16 gols em um mesmo jogo, nos 46 a 0 (sim, 46) de Vanuatu sobre a Micronésia, em partida sub-23 dos Jogos do Pacífico, no mês de julho. Como a Micronésia não é membro da FIFA, a entidade não leva em conta o jogo e, por consequência, o recorde de Kaltack, extraoficialmente o jogador com mais gols em uma mesma partida.

2º Atak Lual (Al Ahly-Shendi/Sudão do Sul)
O segundo nome da nossa lista também realizou um feito por sua seleção. Atak Lual é o cara do gol da primeira, e por enquanto única, vitória do Sudão do Sul na história: o 1 a 0 sobre a Guiné Equatorial, nas eliminatórias da Copa da África, em setembro. Até hoje, foram 17 jogos contando amistosos e oficiais. Só Atak Lual salvou.



3º Adriano Michael Jackson (Seoul/Coreia do Sul)
Se Psy não anda tanto na moda na Coreia do Sul, Michael Jackson é o hit por lá. Ao menos nesta temporada, já que Adriano, ex-Atlético-GO, Palmeiras e Bahia, entre outros, fez 15 gols no campeonato sul-coreano. É o artilheiro da liga, além de ter feito o gol que colocou o Seoul na final da Copa nacional. Deixando saudades no Brasil?



4º Fernandão (Fenerbahçe/Turquia)
O ex-atacante do Palmeiras e do Bahia, por onde passou sem grande destaque, já deixou van Persie no banco em jogo do Fenerbahçe. Neste princípio de temporada, são sete gols marcados, seja no campeonato turco ou na Liga Europa. Como quem não quer nada, cavou sua titularidade em um time que tem um dos melhores jogadores da Copa do Mundo passada.



5º Sebastian Giovinco (Toronto/EUA)
É um nome mainstream, mas pelo o que anda fazendo na MLS, merece essa citação. São 22 gols em 33 rodadas pelo Toronto, sendo alguns deles verdadeiras pinturas. Se tem gol do Toronto, 80% de chances de que seja da “Formiga Atômica”. Ele fez golaço até quando amanheceu em Roma, após a data FIFA, e jogou à noite em Toronto. Nada de mimimi pra Giovinco.



6º Ramin Ott (Samoa Americana)
Sargento, meio-campista e capitão da Samoa Americana. Um currículo e tanto para o experiente Ott, que comandou as boas atuações de sua seleção nos três jogos das eliminatórias da Copa. Com um gol em cada uma das três últimas campanhas para Mundiais, "The Machine" é o artilheiro da Samoa Americana, que venceu duas vezes este ano, mas não avançou para a próxima fase.


7º Ben Arfa (Nice/França)
Por que diabos colocar mais um mainstream aqui, vocês perguntarão. Bom, só ver como andava o Ben Arfa na pré-temporada. Acima do peso, ele deu uma emagrecida (não muito, é verdade), mas está jogando o fino da bola no francesão. No melhor ataque da liga, vem se destacando e já fez ao menos dois verdadeiros golaços. Tem sete ao total, o que o deixa na ponta da artilharia.



8º Carlos Ruiz (Municipal/Guatemala)
O histórico “Pescadito”, mesmo aos 36 anos, segue sendo um dos principais nomes do ataque guatemalteco, e entrou para a história neste ano. Com o gol ante Antígua e Barbuda, Ruiz tornou-se o primeiro jogador da Concacaf a anotar em cinco eliminatórias para Copas: 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Será que o veterano carrega a Guatemala para o seu primeiro Mundial desta vez?





9º Rodrigo Lima (Al Ahli/Emirados Árabes)
O ex-atacante de Santos, Avaí e Juventus está destruindo nos Emirados Árabes. Já foram 12 gols em dez jogos - e sabe quantas partidas fez o Al Ahli até aqui na temporada? Dez, incluindo aí uma passagem para a final da Champions asiática. Lima deixou o seu em todos. Depois de marcar época no Benfica, ele anda merecendo o apelido de Brocador que ganhou pelas bandas de Dubai. E um posto aqui na lista NSF de injustiçados da FIFA.



10º Fernando Cavenaghi (Apoel/Chipre)
O torcedor colorado certamente não sente falta do argentino, mas não dá pra dizer o mesmo da galera do River Plate. Depois de deixar o time de Buenos Aires rumo ao Apoel, e não conseguir vaga na Liga dos Campeões, restou o possante campeonato cipriota para o argentino. E ele vem cumprindo: foram dez gols em seis jogos até aqui, o que já lhe dá a artilharia da liga. Aos 32 anos, parece que ele vai agregar “campeão cipriota” no currículo.



11º Ramon Saro (Porto Taibesi/Timor Leste)
O zagueiro brasileiro é um dos principais nomes do Timor Leste na histórica campanha das eliminatórias asiáticas. Depois de passar pela Mongólia na fase prévia, a seleção alcançou a segunda etapa e conseguiu até aqui dois pontos, ambos graças a gols de Saro. Ele é cria do Paraná e está no Timor há três anos.



12º Emma Rolston (Nova Zelândia)
A neozelandesa, que esteve na última Copa do Mundo, fez mais gols que Coritiba, Joinville e Vasco no Brasileirão... em apenas quatro jogos. Isso aí: Rolston anotou 25 vezes para a equipe sub-20 neozelandesa campeã da Copa da Oceania. Em quatro partidas, a Nova Zelândia marcou 68 gols, pouco mais de um terço deles pelos pés da atacante de 18 anos.


13º Jaycee John (Bangkok United/Tailândia)
Jaycee John Okwunwanne - vamos dos dois primeiros nomes, ok? - fez um dos gols mais bonitos do campeonato tailandês. O centroavante nigeriano, mas que joga na seleção do Bahrein, anotou uma pintura pelo Bangkok United em agosto: ele recebeu lançamento na área, matou no peito e mandou uma linda bicicleta, sem chances pro goleiro.



14º Marcus Kane (Glentoran/Irlanda do Norte)
Contra o Carrick Rangers, em agosto, Kane fez um gol que merece prêmio Puskas. O meia do Glentoran deu um chapéu com a canhota e, sem deixar a bola cair, mandou um chutaço que surpreendeu o goleiro do Rangers.




15º Theerathon Bunmathan (Buriram United/Tailândia)
Quase tão difícil quanto escrever Theerathon Bunmathan é a seleção tailandesa repetir o lance em que o atleta do Buriram United finalizou para a equipe bater o Vietnã, nas eliminatórias da Ásia. Em uma tabela genial, com toques rápidos e até de letra, Bunmathan aproveitou e concluiu para o gol. Merece nossas palmas. E um lugar na lista NSF.





16º Heber (Alashkert/Armênia)
O ex-jogador de Avaí e Figueirense foi para o desconhecido Alashkert, time pequeno até mesmo para os padrões da Armênia. Mas isso não quer dizer que ele não possa brilhar e o time fazer uma temporada incrível até aqui. Heber é o artilheiro do campeonato e o Alashkert o líder, isso depois de eliminar o Saint Johnstone na Liga Europa.



17º Jesse Joronen (Stevenage/Inglaterra)
O goleiro finlandês é o que entrou por último em nossa lista, mas merece um bom posicionamento. No último fim de semana, ele marcou um gol pra lá de curioso pelo Stevenage, na quarta divisão inglesa. Ao dar um balão pro ataque, a bola subiu tanto que enganou o arqueiro rival, passou por cima de seus braços e caiu nas redes do Wycombe. Primeiro gol de goleiro nas quatro primeiras divisões da terra da rainha em dois anos.



18º Michael Mifsud (Silema Wanderers/Malta)
Mesmo com 34 anos, Mifsud segue brocando pela seleção maltesa. É o maior artilheiro do país, e anotou uma vez nas eliminatórias da Eurocopa. Não foi qualquer gol: foi um chutaço contra o Azerbaijão. Gol de número 40 para Mifsud no time nacional, livrando já 17 de vantagem para quem aparece em segundo na lista de goleadores de Malta.





19º Jake Gosling (Bristol Rovers/Gibraltar)
Jake Gosling fez um bonito gol contra a Polônia, fora de casa. Ok, Gibraltar perdeu por 8 a 1, mas o golaço rendeu uma posição de honra para Gosling na breve história da seleção gibraltina. Foi o segundo gol dele pelo time, o que o deixa na ponta da artilheira da equipe (!).


20º Kazu (Yokohama/Japão)
Ele tem 48 anos, ainda joga e ainda faz gols. Neste ano, foram três para o jogador nascido em 1967, que atua no Yokohama, da segunda divisão japonesa. Mais do que merecido um posto na lista NSF por ter no currículo 56 gols pela seleção japonesa, entre 1990 e 2000, e ainda ter atuado, durante a década de 1980, em Santos, Matsubara XV de Jaú, entre outros. Não é qualquer jogador que soma 33 anos em carreira profissional, não é mesmo?



21º Chencho Gyeltshen (Surin City/Tailândia)
O “Chenchinho Butanês” é uma das principais joias do futebol deste pequeno e isolado país. Aos 19 anos, fez dois gols na vitória sobre o Sri Lanka, na fase preliminar das eliminatórias, além de mais um na etapa atual, na suada derrota de 4 a 3 para as Maldivas. Já são seis gols ao total pela seleção, o que lhe garante a artilharia do país. Atualmente, Gyeltshen joga na segunda divisão tailandesa, emprestado pelo Buriram United, principal time local.



22º Kemar Roofe (Oxford Utd/Inglaterra)
O meia-atacante de 22 anos do pequeno Oxford United não é um exímio goleador, mas faz golaços quando marca. Dois deles merecem destaque nesta temporada, em chutes fortes de fora da área que garantiram vitórias para o Oxford na quarta divisão e na Copa da Liga Inglesa.



23º Christian Santos (NEC/Holanda)
Apesar do nome “abrasileirado”, Santos é venezuelano, joga no NEC Nijmegen, promovido de volta à Eredivisie nesta temporada. Contra o ADO Den Haag, ele marcou um dos gols mais bonitos da temporada, numa linda bicicleta saindo um pouco da pequena área.

Share on Google Plus

Comente com o Facebook: