Vem a Copa do Caribe! E sua complexa eliminatória...


Imagine um torneio continental que começa nesta semana e vai terminar daqui um ano. Não é a Eurocopa. Nada disso. Falamos da tradicional Copa do Caribe. O torneio promovido pela União Caribenha de Futebol (CFU), que é bianual em anos pares e iniciou em 1989, serve como eliminatória para a Copa Ouro, da Concacaf. Mas não foi sempre assim.


Até 1999, a competição foi anual, com polarização no domínio entre Jamaica e Trinidad e Tobago - exceto no primeiro torneio, vencido por Barbados. Tudo isso por uma razão simples: os países se alternaram como sedes dos torneios. Em 2001, houve a tentativa de torná-lo bianual, mas não houve edição em 2003, sendo retomado apenas em 2005. Depois da edição 2007, a Copa passou a ser em anos pares, e, desde 2008, a Jamaica tenta recuperar sua hegemonia - tem seis títulos (sendo a atual campeã), contra oito de Trinidad.

O sistema das finais, disputadas nos Estados Unidos, é simples: duas chaves, com semifinal e final. O que complica é a fase inicial, que começa nesta semana. 

São sete grupos com três representantes (exceto o grupo 6, que tem apenas Suriname e Guadalupe, e ambos já estão garantidos na etapa seguinte). Classificam-se dois para a fase seguinte, onde São Vicente e Granadinas está à espera. Lá, cinco grupos com três equipes definem os classificados para a fase final - os cinco campeões e os quatro melhores segundo colocados.

A partir daí, são quatro grupos com três times, dos quais saem quatro classificados para a fase final. Jamaica, Haiti e Trinidad e Tobago estão garantidos. Os segundos colocados disputam um torneio à parte para conquistarem uma vaga nos playoffs para a Copa Ouro.


Kluivert segue no comando de Curaçao
Entendeu? É difícil mesmo. Nesta fase inicial, o grande destaque fica por conta de Curaçao, mas não por causa de algum jogador da ilha que há alguns anos se chamava Antilhas Holandesas. O técnico do time segue sendo Patrick Kluivert, que comandou a equipe nas eliminatórias para a Copa do Mundo. O desafio agora será contra Barbados e República Dominicana.

Enquanto isso, na semana em que Barack Obama visita Cuba na primeira ida de um presidente norte-americano ao país em 88 anos, o selecionado cubano tenta superar o grupo com Bermuda e Guiana Francesa. O curioso é que o jogo de abertura, entre Cuba e Bermuda, será disputado no mesmo gramado em que Tampa Bay Rayes e seleção cubana se enfrentarão em amistoso de beisebol. 


Seleção cubana busca o segundo título no Caribe 
A fase preliminar da Copa do Caribe tem quatro seleções que não são filiadas à FIFA: Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica e Sint Maarten. Esta última merece uma citação especial. O território ultramarino holandês disputou só um jogo entre 2000 e o começo do atual mês, por conta da falta de condições de reunir atletas para formar uma seleção.

Problema sancionado no fim do ano passado pelo presidente da federação local. Sint Maarten voltou aos gramados no último dia 13, e não poderia ser mais animador: vitória tranquila sobre Anguilla por 2 a 0 em amistoso. Os dois gols vieram pelos pés de Jost Röben, que virou, automaticamente, o maior artilheiro da seleção.

Das demais equipes não-FIFA, Guadalupe é quem possui o melhor retrospecto. Jogou a Copa Ouro em três ocasiões, tendo chegado às quartas-de-final em 2009. Já Martinica foi campeã da Copa do Caribe em 1993, além de ter sido vice no ano seguinte.
Share on Google Plus

Comente com o Facebook: